Atualmente os adolescentes tem brigado com o sono, assim como os bebês resistem para dormir. O sono na adolescência é um desafio!

A culpa disso nem sempre é do próprio adolescente e nem da tecnologia que ele usa, apesar de que ambos são pouco ou quase nada inocentes. Podemos dizer que a culpa é da própria biologia e da convivência em sociedade. 

Quando vemos os adolescentes assonados em sala de aula, logo pensamos: Que preguiça é essa? Ou, que ele ficou até tarde nas redes sociais!

Vamos entender!

A fase da adolescência é aquela que acontecem as grandes mudanças no cronotipo, quando deixamos o perfil matutino e nos tornamos vespertinos ou noturnos. Isso acontece devido a um atraso natural na curva de melatonina, fazendo com que os jovens sintam sono bem mais tarde que as demais faixas etárias.

Para que serve o sono?

A resposta é que o sono tem a função de homeostase do corpo, ou seja, equilíbrio de todas as funções do organismo, sejam elas: fisiológicas e bioquímicas.

Todas as informações recebidas durante o dia, são guardadas, armazenadas pelo cérebro, na memória, durante o sono. Também ocorre o desenvolvimento do sistema nervoso, consolidação da memória e liberação do hormônio de crescimento (GH) .

Como saber o quanto de sono é necessário?

Em média o adolescente tem necessidade de 9 horas de sono por noite, para garantir um desenvolvimento saudável e aprendizado adequado na escola. Sabemos que isso não ocorre. Pesquisas mostram que os adolescentes acabam dormindo um período de 6/7 horas, abaixo do ideal.

Aos finais de semana, o adolescente acorda muito mais tarde que o normal, numa tentativa de compensar o atraso da semana. Havendo um desequilíbrio.

Dentre as diversas práticas que ajudam a melhorar a qualidade do sono, cito algumas das mais simples:

  • Estabelecer horários para dormir de acordo com a rotina do adolescente
  • Não fazer atividade física 1 hora antes de dormir, para não acelerar o metabolismo
  • Não usar celular 1 hora antes de dormir (luz azul do celular ou computador ao passar pelo nervo óptico, envia a mensagem ao cérebro que ainda é dia)
  • Não comer alimentos, estimulantes, tais como: chá preto, pimenta, café, chocolate, coca-cola
  • Seja o exemplo, não utilize dispositivos de mídia antes de dormir.


Existem outras práticas que seguidas de forma adequada, garantem òtima qualidade de sono. Entenda melhor que uma boa noite de sono, equivale a mais qualidade de vida.

Gostou da matéria? Quer saber mais? Tem dificuldade em colocar limite para os adolescentes?

Fale comigo! Estou à disposição para sanar todas as suas dúvidas, marque seu horário.